m12 2018
CIDADE DE DEUS
A conquista do território
São Paulo, Quarta-feira, 15 de Agosto de 2018
igreja em celulasvisão celulas
Estudo para os 12
15/04/2015
Conselhos de um apóstolo Experiente no ministério

II Timóteo 4.6-10; Atos 15:36-40

Essas são as palavras de um Apóstolo maduro na sua vida física, emocional e espiritual, de um homem experiente quanto às coisas da vida. Mas não somente isso: essas também são as palavras de alguém que está chegando ao fim de sua vida. Falando sobre esse momento único da existência humana e de sua própria experiência de vida, esse líder, Paulo, decide enviar alguns conselhos ao seu discípulo Timóteo.

Apóstolo Paulo afirma: "Não vamos viver para sempre". Ele afirma isso, ao dizer: "Quanto a mim, estou sendo já oferecido por libação (oferta), e o tempo da minha partida é chegado." Apóstolo Paulo, ao escrever essas palavras, estava preso na cidade de Roma, esperando para ser julgado pelo imperador depois de ter passado por todas as instâncias de julgamento e percorrido todos os caminhos jurídicos possíveis. Ele reconheceu que não havia mais possibilidades de apelação; assim, percebeu que o seu tempo de vida estava chegando ao fim.

Por isso, aconselhou a Timóteo: "Esforce-se para o melhor". Isso ficou explícito em suas palavras: "Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé;" Paulo conclama Timóteo a olhar para sua vida, a fim de se lembrar de que ela não foi fácil. Em outras palavras, é como se Paulo dissesse: "Olhe para mim, lembre-se da minha vida! Eu não vivi de qualquer maneira! Eu me esforcei, lutei e alcancei o alvo! Eu venci!"

Não podemos pensar que a vida será sem oposição, principalmente para quem tem sonhos e alvos a serem alcançados em Deus". A vida para todos é um lugar de lutas, de batalhas, de esforços e de conquistas, caso contrário ela perderia o sentido.

Certamente todos nós vamos nos deparar com ocasiões que tentarão nos desanimar de seguir adiante, Contudo, devemos sempre nos esforçar para atingirmos os nossos alvos jamais desistirmos no meio do caminho, pelo contrário, devemos observar os detalhes e aprendermos com os erros para alcançarmos níveis mais altos em nossas conquistas e também na nossa qualidade de vida.

Ele disse: "Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia, e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda." Com isso, o Apóstolo Paulo quis dizer a Timóteo: "No fim, existe uma recompensa". Ele afirma que o seu esforço não foi em vão, que suas conquistas não foram meramente pessoais ou superficiais. Verdadeiramente, existe uma recompensa para todos aqueles que lutam a batalha do Senhor, pois quem persevera obtém a vitória.

Será que temos passado por lutas? Existem momentos que parece extremamente turbulentos? Acontece em alguns momentos não conseguirmos enxergar qualquer indício de vitória ou recompensa? Bem, tudo depende de nossa fé e perseverança. E creia: a vitória e a recompensa virão. Não será uma recompensa com valores apenas terrenos, mas também ministeriais, espirituais e celestiais; não será passageira, pois tudo que geramos aqui será eterno.

No versículo 9 ele diz que um discípulo chamado Demas que ele ganhou e consolidou o abandonara, isto é, tinha voltado para o mundo. Aquele era um momento importante na vida do Apóstolo Paulo, ele precisava de companheiros. Então ele pede a Timóteo que venha e traga João Marcos com ele, ele diz: preciso dele no ministério. João Marcos no passado tinha sido reprovado pelo seu líder, por um problema de falta de transparência de ambos os lados.

A transparência é muito importante numa caminhada. No caso de João Marcos em viajem missionária com o seu discipulador Paulo, ele passou situações difíceis, em alguns momentos passou por medos terríveis e em outros, ele quase morreu de cansaço, em outros momentos passou fome, mas não comentou com o seu líder, por outro lado o Apóstolo Paulo não parou para observar e nem abriu oportunidade de verificar se estava tudo bem?

No meio da viajem João Marcos voltou e o deixou na mão. Quando chegou na próxima viajem, Barnabé sem consultar o líder, traz João Marcos e faz menção de leva-lo e olha que ele queria ir, mas o Apóstolo Paulo disse, ele não serve, não vou leva-lo e houve grande desentendimento entre eles. Se Barnabé tivesse falado com o Apóstolo Paulo antes, esta desavença e tal prejuízo emocional, espiritual e ministerial teria sido evitado.

Alguns anos mais tarde o Apóstolo Paulo manda chamar João Marcos dizendo; ele me é útil, eu preciso dele no ministério.

Três coisas importantes para termos êxito na nossa liderança:

Primeiro: A transparência. Não devemos fazer coisas que envolva pessoas ou situações importantes sem primeiro falarmos com o nosso líder, isso pode evitar desgastes e maus entendidos. Outra situação fundamental é ter a nossa vida como um livro aberto para o nosso discipulador, não podemos ter situações escondidas na nossa vida.

Segundo: Humildade. Quando um líder errar ou ter uma deficiência deve reconhecer, pois não há mudanças sem humildade e percepção. 0 Apóstolo Paulo tinha errado na sua postura diante dos discípulos e também no seu julgamento, pois João Marcos não teve chance de dizer porque desistiu no meio do caminho, ele nem teve cheance de se defender.

Terceiro: Maturidade. 0 discípulo João Marcos ter sido rejeitado de forma tão dura permanecer servindo da mesma forma, isso demosntrou maturidade, sua atitude de servo trouxe recompensas na sua vida, uma delas foi ser chamado pelo líder para ajudá-lo no ministério e ao mesmo tempo ficar perto dele antes de sua morte, com certeza isso desatou seu ministério. A outra delas foi ter seu nome citado nas cartas Paulinas que se tornou a Palavra de Deus. João Marcos também foi usado para escrever um dos Evangelhos de Cristo, iso é muita honra.

Esse é o ano da restauração e Deus está trabalhando na nossa vida, ministério e igreja. Estamos juntos para vivermos uma história que marcará a vida de milhares nesta e nas gerações futuras. O seu trabalho e dedicação é muito importante para Deus e para nós. Obrigado por tudo, obrigado por confiar em nosso ministério, por confiar, investir e contribuir em nosso chamado, com Certeza você fará parte desta grande conquista, viveremos os sonhos de Deus juntos, pois estamos perseverando e o faremos até o fim!

Amamos você!

 

Apóstolos Eliézer e Zenita

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Imprimir
 
Compartilhe:
 
Comentarios:
 
TV IACC

Broadcast live streaming video on Ustream

Programação ao vivo

<p>- Domingo: 09:30hs e 18hs - Culto da Fam&iacute;lia<br />
&nbsp;</p>

 

Cultos anteriores | Canal de Videos

Redes Sociais
 Compartilhe:
 

IGREJA APOSTÓLICA CORPO DE CRISTO MINISTERIO PENHA - Tel: 2957-0551 -Email: iacc@iacc12.com.br - Endereço: Rua intiguçu 2601 - São Paulo SP Todos os direitos reservados - 2005 - 2013 - Webdesign